Por uma questão de Confiança
    

Vai comprar um carro usado? Conheça os seus direitos.

O veículo automóvel usado é cada vez mais uma opção válida para o consumidor português e constitui simultaneamente uma decisão importante no seu orçamento familiar. Por este motivo, a credibilização do negócio de usados é uma prioridade para a ACAP e para os seus associados que actuam no mercado com uma postura ética, transparente e em leal concorrência.


O que é o Programa Usado ACAP?

Consiste num conjunto de vantagens associadas à compra de um veículo automóvel usado numa empresa aderente, associada da ACAP.


Qual é o objectivo do Programa Usado ACAP?

Constituir relações duradoiras com os clientes e responder às suas justas expectativas de qualidade, segurança, fiabilidade e serviço.


Onde encontrar informação sobre as empresas aderentes?

As empresas aderentes estão devidamente identificadas no estabelecimento/local de exposição de veículos, com sinalética própria disponibilizada pela ACAP. Nos portais da ACAP e SAPO poderá ser, igualmente, encontrada a lista oficial das empresas aderentes ao Programa Usado ACAP.

www.acap.pt
www.autosapo.pt


Quais são as vantagens disponibilizadas ao cliente?

A compra de um veículo automóvel usado ao abrigo do Programa Usado ACAP, pressupõe o respeito pelo enquadramento jurídico em que se inscreve a actividade empresarial e garante o acesso a um conjunto de vantagens exclusivas:


Qualidade, aconselhamento

Os veículos estão conformes com a regulamentação que rege a construção, a utilização e a venda de veículos automóveis em Portugal - ao cliente é disponibilizado o relatório de aprovação da Inspecção Periódica Obrigatória, nos casos em que seja exígivel.

É dada especial atenção às exigências em matéria de controle das emissões e à necessidade do consumidor assegurar a manutenção adequada do seu veículo de acordo com as instruções do Fabricante.

Os veículos são objecto de uma inspecção prévia antes da sua venda, feita a partir de uma lista de controle, recomendada pela ACAP.


Transparência

Se o veículo apresentar desconformidades que não resultem do uso ou idade do veículo e desde que não decorram de orgãos de segurança, estas serão explicitamente assinaladas no contrato de compra e venda.

Serão disponibilizadas todas as facilidades para uma apreciação do veículo pelo cliente, para que eventuais desconformidades, não anteriormente detectadas, possam ser reveladas e conhecidas antes da compra.


Garantia

Todas as garantias (fabrico, legais/comerciais) serão dadas a conhecer ao cliente no contrato de compra e venda, especialmente quanto ao seu âmbito e período de validade, nunca inferior ao mínimo obrigatório por lei.

A informação prestada na publicidade ou na negociação relativa à venda do veículo será clara e os termos susceptíveis de maior dificuldade de interpretação constam no contrato de compra e venda.


História e quilometragem do veículo

As informações disponíveis sobre a história do veículo serão transmitidas ao cliente.


Publicidade e preços

Eventuais ofertas especiais e condições de pagamento constam no contrato de compra e venda.

As informações ao consumidor, obrigatórias por lei, estão afixadas no veículo e estão expressas no contrato de compra e venda.


Reclamações

No processo de venda estará devidamente identificado o responsável/contacto para uma eventual reclamação.

Todos os estabelecimentos aderentes ao Programa Usado ACAP, dispõem de Livro de Reclamações, situação que está assinalada, em local bem visivel.

O Livro de Reclamações, será imediata e gratuitamente disponibilizado ao cliente, sempre que por este seja solicitado, sendo-lhe entregue uma cópia que poderá enviar à entidade de controle do mercado e à ACAP.

Em caso de reclamação, deverá o cliente dirigir-se à empresa ou ao Centro de Arbitragem competente, não podendo, em caso algum,  a ACAP intervir na decisão de um eventual litígio.


Contrato de Compra e Venda ACAP/DECO

Todos os estabelecimentos aderentes ao Programa Usado ACAP, utilizarão o contrato de compra e venda recomendado pela ACAP e pela DECO, ou documento similar.


 Auditorias

Todas as empresas aderentes ao Programa Usado ACAP submetem-se, voluntariamente, a um sistema de auditorias aleatórias para controlo do efectivo cumprimento das suas condições obrigatórias.

A auditoria é efectuada por uma empresa independente, contratada para o efeito pela ACAP.

Através do sistema de auditorias, a ACAP recebe a informação sobre eventuais reclamações, de forma a avaliar a condição de aderente ao Programa Usado ACAP, por parte da empresa visada pela mesma.

Universo ACAP
Filiação Internacional
Subscrever Newsletter